Micro-moments

Lendo um pouco mais sobre a forma como os telefones tem mudando os nossos hábitos, recentemente me deparei com um conceito do Google que me chamou atenção: Micro-moments!
A grosso modo, a ideia trata daqueles diversos momentos isolados durante o dia, em que pegamos o telefone para uma rápida conferida em uma notificação, para ver a hora, ou por simples ansiedade, e transformar isso em uma oportunidade de interação que traga valor tanto para o usuário, quanto para as empresas que se utilizam destes momentos.
Pra saber os detalhes, clica aqui!
Alguns highlights sobre o assunto:
- 82% das pessoas que usam smartphones buscam informações sobre compras, antes de fazer fisicamente em lojas, e também enquanto lá estão, na hora da compra.
- 65% olham a informação mais relevante nas buscas, independente da marca
- 1 em cada 3 usuários de smartphone mudou a escolha da marca de sua compra, por conta do momento onde a informação sobre o produto foi ofertada, e 90% deles não tem certeza da marca preferida, ao iniciar a busca.
O material da Google tem um viés muito ligado ao Marketing Digital, naturalmente, mas ao pensar nisso enquanto nosso comportamento, é interessante observar como temos sido afetados pelo uso do smartphone, e como até mesmo essas pequenas interações são utilizadas no sentido de geração de oportunidades comerciais, pelas empresas.
O viés que eu sugiro ao ler o material, entretanto, é menos no sentido de “como eu posso tirar proveito do comportamento para alavancar as minhas vendas”, e mais no “qual o viés por trás dessa mudança de comportamento e como eu estou sendo afetado por isso.”.
Afinal de contas, a gente recebe milhares de estímulos durante o dia, e saber sobre como eles funcionam e como nos afetam, é interessante para – pelo menos – conseguirmos lidar melhor com isso.
Abraço!