Livro: 1984

Livro: 1984

Na mesma linha do Admirável Mundo Novo, 1984 é um clássico da leitura que merece um pouquinho da nossa atenção e leitura.

Apesar de ter sido escrito lá no final da década de 1940, as reflexões propostas são ainda muito atuais, pois abordam formas de controle da sociedade que – mesmo com o futuro proposto pelo autor não tendo se concretizado – são válidas para nossa sociedade.

Se dar muito spoiler, o livro fala de um futuro distópico em relação ao pós-segunda guerra, onde o mundo se organizou de forma diferente, com 3 grandes “nações”, e narra a vida de uma pessoa que vive em uma dessas nações, e a forma como a sociedade se desenvolveu ao redor de um novo formato.

Um dos aspectos do livro é a Novafala, que basicamente é o idioma que está sendo implementado no país em questão. A ideia é que, removendo e mudando palavras do vocabulário, a forma de pensar da sociedade também pode ser controlada. A ideia foi proposta pela “Hipótese de Sapir-Whorf“, e embora seja contestada nos dias atuais em relação ao quanto de fato interfere, ainda gera bastante debate.

Há ainda um filme que aborda o tema, chamado “A chegada“, e que aborda o tema da linguagem como ferramenta do pensamento.

Por fim e pra não dar nenhum spoiler, outro aspecto pra prestar atenção na leitura é o conceito de história e/ou verdade. O revisionismo e a manipulação da história como ferramenta de controle da sociedade e as consequências disso, afetam profundamente a narrativa da história.

Antes de terminar, vou propor um outro livro aqui, sobre o qual falarei em outro post, no futuro: “The Man in the High Castle“.

Ah, e pra quem gosta do Big Brother (Grande Irmão), também vale a pena a leitura!

Deixe uma resposta